Rua Ivon Magalhães Pinto, 511 - São Bento
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

 

+55 31 3090-5508

Substitutos que não contém produtos de origem animal

 

Substitutos do Leite:

Leite de soja, aveia, amêndoas, arroz, coco, castanhas e outros.

 

Substitutos do Creme de Leite:

Creme de leite de soja, chantili de tofu, creme de leite azedo.

 

Substitutos do Queijo:

Tofu, cream cheese vegetal, queijos vegetais.

 

Substitutos da Manteiga:

Óleos vegetais.

 

Substituto do Ovo: 

Semente de linhaça, tofu, purê de maçã, purê de banana.

Obs.: Para cada ovo use uma colher de sopa do item escolhido.

Corantes naturais

 

Rosa e Vermelho

Suco de beterraba crua ou cozida, ou ainda beterraba em pó. Uma pequena quantidade de suco de beterraba oferece um tom bonito de rosa; para o vermelho você precisará de uma quantidade maior de suco, ou usar beterraba em pó (liofilizada). Fruta vermelha, como framboesas ou romã. Bata as frutas em um processador ou liquidificador e coe. Chá de hibisco também é uma boa opção.

 

Laranja e Amarelo

As cenouras são a melhor escolha para obter um tom de laranja-pêssego. Utilize cenouras cruas, bata com uma pequena quantidade de água, o suficiente para conseguir liquidificar, e coe e cenoura em pó (liofilizada). Anato (semente de urucum) usado para criar tons amarelos e alaranjados. Para amarelo, utilize cúrcuma ou açafrão-da-terra.

 

Azul e Roxo

Você pode utilizar mirtilos e amoras, mas a melhor opção é o repolho roxo. Para fazer corante roxo, pique as folhas do repolho e cozinhe em um pouco de água por aproximadamente 10 minutos, até obter um tom de roxo forte. Para obter corante azul, adicione um pouquinho de bicarbonato de sódio à água do repolho, aos poucos, até atingir o azul. O bicarbonato reage com o suco de repolho e produz uma tonalidade azul perfeita.

 

Verde

Espinafre ou agrião são ótimos para tingir os alimentos de verde. Bata as folhas no liquidificador com uma pequena quantidade de água e coe. Ou utilize espinafre em pó (liofilizado). Você também pode usar clorofila em pó.

 

Marrom

Cacau em pó.

 

Mistura para Obter Cores

Vermelho + Amarelo = Laranja

Vermelho + Azul = Roxo

Azul + Amarelo = Verde

 

* Ao utilizar os corantes naturais adicione pequenas pitadas aos poucos e ir provando, até atingir o tom.

 

* Se utilizar corantes líquidos, lembre-se de diminuir um pouco a quantidade de outros líquidos na sua receita. Lembre-se que alguns corantes podem influenciar no sabor da receita.

 

* Para guardar o corante natural coloque em forminha de gelo e congele. Descongele na hora de usar.

 

* Corantes artificiais são extremamente tóxicos especialmente para crianças podendo desencadear alergias, hiperatividade, entre outros problemas. Por isso é importante saber colorir suas receitas de maneira natural usado os corantes naturais tanto nas receitas doces como nas salgadas.